sábado, 25 de agosto de 2007

Exercicio 03

1. Quais as dicas mais importantes para o empreendedor que busca ter um site?
O site deve ser simples, objetivo e concreto.
Quanto ao conteúdo:
- Não "enrole": apresente uma breve descrição dos seus serviços na primeira página. - Não "encha a barriga": se você tem uma empresa de controle de pragas, por exemplo, não tente aumentar artificialmente o conteúdo explicando que já no Egito antigo existia a preocupação com controle de roedores, ou que as baratas existem há mais de 300 milhões de anos. - Evite tecnicismos. - Transmita confiança. - Enfatize seu diferencial com as empresas concorrentes. - Escreva corretamente. - Identifique-se corretamente: se você quer ser encontrado pelo mecanismos de busca, forneça um título e uma descrição precisa para seu site.
Quanto à apresentação:
- Cuidado com as cores! Uma parcela significativa da população -cerca de 20%- apresenta deficiências na percepção das cores. Utilize, basicamente, cores primárias. Prefira fundo claro e cores escuras para as fontes.- Use, no máximo, duas fontes de fácil leitura (como Arial) para todo o site. Fuja de fontes exóticas (cursiva, gótica, etc). - Evite objetos em movimento, que distraem o leitor. - Apresente fotos só se tiverem relação direta com o assunto, e se a foto tiver excelente - qualidade e boa estética. - evite músicas de fundo.
2. O que é a lei de Fitts?
A Lei de Fitts, formulada em 1954 é um modelo de comportamento psicomotor baseado em tempo e distância, aplicável ao movimento humano desde que rápido, dirigido e unidimensional. Explicada simplesmente, a Lei de Fitts estabelece que o tempo necessário para efetuar um movimento é afetado pela distância e a precisão que o alvo requer para ser acertado.
O movimento do mouse adequa-se perfeitamente ao modelo: o tempo para alcançar um objetivo com o mouse é função da distância e tamanho do objetivo. Quanto menor a distância e maior o tamanho, mais amigável é o mecanismo de interação. Pode-se mover o mouse rapidamente até o alvo que a probabilidade de acerto é elevada.
A desaceleração prevista na Lei de Fitts pode ser observada no teclado virtual para digitação de senha implementado por várias instituições bancárias brasileiras. Devido à compactação do "teclado", o rápido movimento do mouse de uma tecla a outra resulta em uma alta probabilidade de erro (posicionar o cursor do mouse em uma tecla diferente do alvo desejado) e o usuário, instintivamente, reduz a velocidade de movimentação do mouse.
3. o que é amigabilidade?
Há uma certa confusão no mercado quanto à utilização deste termos. Certos autores criticam o uso do último, alegando que a "amigabilidade" está baseada em características de um tipo especial de relacionamento humano, a amizade, que não podem ser reproduzidas entre um usuário e uma máquina (lealdade, etc.). Para esta corrente, somente o termo "usabilidade" seria correto.
Nós acreditamos que há, sim, uma distinção entre estes termos. Um sistema pode adequar-se a todas as características de usabilidade, e ser pouco amigável na comunicação com o usuário. Há, nesta abordagem, a distinção de dois aspectos distintos, porém complementares, de um sistema: sua facilidade de uso e o diálogo que estabelece com o usuário.
4. como proceder para adicionar som a uma página web Se houver algum tema musical associado ao assunto?
Caso sua aplicação utilize som, permita que o usuário defina os principais parâmetros para sua utilização:
- Se o som vai estar ligado ou desligado. - Qual o volume de audição. - Ofereça uma seleção de sons por ação e permita que o usuário selecione o que mais lhe agrada.
Aconselha-se a utilizar uma melodia agradável, que seja diretamente relacionado com o assunto e que nao seja um som muito prolongado,tenha uma curta duração de tempo.

5. Quem tem mais deficiência de percepção de cores, os homens ou as mulheres?
Os homens, segundo pesquisas genéticas o fator é por ter apenas um cromossomo X, ja as mulheres seria necessário ter os 2 cromossomos X com defeito para apresentar esta deficiência.

6. Uma aplicação com um alto grau de usabilidade, é "bonita"?
Não necessariamente, até pelo fato que ou adjetivo "bonito" tem significado divergentes em diferentes culturas. Mas sem dúvida uma aplicação esteticamente agradável torna o primeiro contato do usuário aplicação mais fácil, e provavelmente contribua para que a tarefa seja realizada com maior prazer. Mas estética SEM usabilidade certamente é insuficiente: a frustração gerada pela dificuldade na utilização do sistema contribuirá para uma avaliação geral negativa.

7. Como usar a usabilidade para Como melhorar a apresentação de dados ao usuário?
A apresentação de dados deve satisfazer a necessidade de informações do usuário. Não deve haver qualquer relação entre o "layout" de apresentação e o método de armazenamento ou manipulação de dados. É importante que se leve em consideração alguns fatores como:
Quais os itens de dados que o usuário deseja visualizar? Quais destes são fundamentais à identificação de sua necessidade de informação e quais complementares?Há elementos decisórios fundamentais ? Há alguma caracterização de homogeneidade (ex: idade, sexo, etc) na audiência?

8. Quais são as dicas para Como construir mensagens de erro eficientes e efetivas?
A qualidade da mensagem exibida ao usuário determinará o grau de compreensão do problema e rapidez de sua solução. A prática das orientações detalhadas a seguir maximizará a qualidade da mensagem e sua compreensão. algumas dicas são bastante inportantes:
Seja objetivo porém cortês;
Mensagens em Português;
Evite construir frases com a estrutura negativo-negativo,Utilize linguagem positiva, evitando o uso do “não”;
Seja objetivo, informando exatamente qual é o motivo da interrupção no fluxo transacional;
Identifique o campo onde ocorre o erro;
Forneça instruções quanto às ações possíveis para contornar o problema;
Forneça na mensagem de erro todas as informações necessárias à solução do problema; dentre outras.

9. O que são e quais são, Segundo Normam, os tipos de ícones que existem?
Segundo Normam, Um ícone é um símbolo gráfico cuja visualização recupera, da memória de curto ou longo prazo, lembranças relacionadas a vários fatores: perigos, alertas, opções, ações, etc. Ele também divide os ícones em três tipos:
Os que representam os objetos que serão manipulados;
Os que representam as operações ou os operadores ;
Os que representam operadores atuando sobre objetos.

10. Quais são as vantagens e desvantagens da utilização de ícones no projeto do diálogo com o usuário?
Vantagens
Quando da utilização de um ícone, desde que devidamente projetado e utilizado, dispensa qualquer leitura;
É compreensível até por pessoas não alfabetizadas;
É compreendido rapidamente;
Contribui à facilidade de (re)aprendizado;
Projetados adequadamente, contribuem à optimização de espaço na tela.
Desvantegens
Complexidade de criação;
Poluição visual, desde que usados sem critério;
Espaço (quanto mais ícones, menos espaço para a área de trabalho do usuário).

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